domingo, 26 de dezembro de 2010

Da cozinha para a lavanderia é só um passo...

(imagem: travel.it)
Tanto quanto a cozinha, a lavanderia requer soluções diretamente ligadas às atividades aí desenvolvidas. Como em qualquer outra área da casa deve-se respeitar as necessidades da família além é claro, de levar em conta os hábitos de quem vai regê-la diretamente.
(imagem: landeriamirian)
Seu uso é geralmente associado a serviços pesados, repetitivos e por vezes desgastantes, motivos que justificam um projeto bem pensado, agradável e funcional. Também deve ser iluminada, clara, organizada e limpa.
(imagem: marcpires)
(imagem: amendolaeng)
Precisa atender às necessidades do trabalho doméstico como lavar e passar roupas, além de armazenar produtos de limpeza e alguns eletrodomésticos como aspirador, vassouras, rodos, baldes e até uma pequena escada. Nos apartamentos, ainda é preciso ter o cantinho do varal.
(imagem: casa abril)
(imagem: blogdasutana)
Ao contrário das construções antigas, os espaços reservados para esta atividade nas moradias de hoje, já não oferecem áreas com sobras de medidas e portanto, necessitam de mais suor e criatividade para adaptar um pequeno espaço a todas as exigências do morador.

(imagem: orlanesantosarquitetura)
Geralmente as bancadas e os armários da lavanderia seguem o mesmo tipo de acabamento da cozinha: armários revestidos com laminado melamínico e bancadas de granito, silestone, corian, entre tantos outros (todos os itens listados aqui possuem sua própria postagem para informações mais completas).

(imagem: decoraqui)

(imagem: revestir)
Nas paredes: cerâmica, fórmica, pastilhas, granito fazem bonito e são práticos. O mesmo conceito vale para o piso.
(imagem: umsonhodecasa)
Além de eletrodomésticos e tanque, a lavanderia também pode dispor de um lugar para o cachorro, os hobbies preferidos ou um canto para material reciclável...uma atitude ecologicamente correta que vai fazer bem pra você e para o nosso planeta! Claro, se você tem espaço sobrando!
Alguns detalhes são fundamentais para a boa execução de certas tarefas como veremos a seguir:
(imagem: reinacoesdeluisa)
Um recorte no tampo facilita passar peças maiores como os lençóis e toalhas. A tábua dobrável e retrátil é ideal para calças e camisas. Os cestos aramados para roupas sujas ou a espera de serem passadas: com abertura basculante ou sobre corrediças, mantêm o ambiente organizado.
(imagem: reinacoesdeluisa)
Nos armários é sempre interessante ter espaços com suportes para guardar rodos, vassouras e as prateleiras para material de limpeza. Um cabideiro instalado acima da bancada permite pendurar camisas logo depois de passadas.
(imagem: reinacoesdeluisa)
Aproveitar o espaço disponível é fundamental!!!

(imagem: LR)
Organização e operacionalidade são uma constante nas áreas de serviço mais modernas. Planejadas para facilitar o dia-a-dia, os projetos não deixam de lado sua beleza. Com materiais como o inox, a lavanderia ganha modernidade. O corian trás leveza.
(imagem: motangem by Rocéli Rapini)
Torneiras, misturadores, acabamento para registros, são os metais necessários neste ambiente. As linhas cromadas são as mais recomendadas, pois possuem mais resistência à gordura e produtos abrasivos. Se você quiser dar uma olhadinha em modelos para lá de especiais, tem várias postagens sobre "Cozinha - design em metais", que podem servir de inspiração para a sua super lavanderia.
(imagem: montagem by Rocéli Rapini)
Quanto aos elétros, estão sendo lançados produtos de ponta em termos de técnologia. Até acesso a internet uma lavadora de roupas pode oferecer. A LG desenvolveu um software denominado IOP, que conecta a máquina à Internet e elabora um programa de lavagem de acordo com a opção do usuário. A preocupação com o ecologicamente correto também disponibiliza novos produtos antenados nesse segmento: menos consumo de água, energia e melhor desempenho. E para os pequenos espaços a tecnologia também dá uma ajudinha com a máquina lava - seca, dois serviços em peça única.
(imagem: montagem by Rocéli Rapini)
O tanque pode ser embutido, com coluna ou suspenso. De inox, louça ou PVC. O que é bonito de se ver pode não ser exatamente o que você precisa, mas o bonito também pode ser útil. Novamente... avalie suas necessidades!
(imagem: revista arquitetura e construção)
Algumas imagens inspiradoras para bem solucionar e organizar a lavanderia.
E você pensa que acabou?...
(imagem: desideratto)
(imagem: ziskemdesign)
(imagem: yankodesign)
Claro que eu não poderia encerrar este post sobre lavanderia sem dar uma passadinha pelo mundo do design!!! Nada mais apropriado que o danado do prendedor de roupas! Necessário e imprescindível, que tal de cara nova e mais útil ainda? Taciana Abreu e Marcela Albuquerque, as criadoras do prendedor multiuso... a grande sacada!!! Do escritório Ziskemdesign, outra leitura super interessante do básico prendedor. E para finalizar, da Yankodesign, escritório já citado aqui, sugere outra opção bem pensada deste objeto tão necessário!
E agora, convido você para o próximo ambiente neste passeio pela casa cheio de informações e novidades!!! Aceita um cafezinho?

6 comentários:

  1. Oie, Rô!

    Como sempre vc arrasando nas dicas... amei seu blog... tudo está lindo!!!
    Estou mto feliz por vc, afinal vc tem mto talento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Deni, tudo bem?
    Que bom que você gostou!
    Pode deixar comentários sempre, é importante saber o que está agrandando!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Ah... Parabéns pelo Post...vale dizer que adoro um tapetinho na lavanderia para não espalhar a água.

    Tenho um fofo da Aroeira Home com desenho de varal com roupinhas que deixou a lavanderia bem divertida.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela, obrigada pela visita e confesso que também curto bom humor na decoração. Na lavanderia... ainda mais, afinal de contas, lavanderia é sinônimo de trabalho pesado e nada mais agradável que aliviar com atitudes positivas!
      Bjss

      Excluir
  4. Amei as dicas, estou pensando em fazer uma lavanderia fora da casa...vai ser ótimo, tem dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!! Terei muitas em breve! O blog "Ôh de Casa!" está mudando de endereço. Repaginado, revisto, com muitas novidades e postagens antigas muito mais completas! Espero você lá! Em breve postarei as informações! Grande abraço

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!