sábado, 11 de dezembro de 2010

Cozinha Organizada

(imagem: panelaterapia)
Falei sobre projetos, materiais, estilos, modelos e opções de eletrodomésticos, metais, design e dicas para bem resolver sua cozinha. Mas, de que adianta a beleza que não aparece porque está soterrada na bagunça? A cozinha é utilizada todos os dias e várias vezes. É impossível frequentá-la sem fazer uma pequena revolução seja no café da manhã, almoço ou no lanchinho rápido na hora da fome surpresa.

(imagem: casaemercado)
Organizar a cozinha não é apenas mantê-la com tudo sempre em seu devido lugar mas sim, que lugar é devido para cada coisa. Arrumado não é organizado. Organizar significa entender como cada pessoa desenvolve as atividades inerentes a este espaço e consequentemente, onde e como tudo deve ser armazenado:

APROVEITAMENTO DE ESPAÇO E PRATICIDADE = ECONOMIA DE TEMPO

(imagem: viamulher)
Louças e acessórios que se combinam evitam a sensação de confusão. Cores iguais ou em harmonia são mais agradáveis de serem vistas juntas. Na imagem acima, também dá para aproveitar a boa idéia de como guardar os práticos porém, rebeldes potes plásticos. O Segredo é que cada tampa está embaixo de seu respectivo pote assim, ninguém perde horas a procura da cara metade de um ou do outro.


(imagem: foto BHG)
Para quem tem um cantinho de refeição na cozinha ou separada dela, como uma sala de almoço, pode deixar o que é mais utilizado bem perto e a mão. Pode ser em um armário baixo, alto, em prateleira ou nichos como esses acima. Cestas organizam os pequenos objetos e o jogo americano para o dia a dia. Expostos ficam os jarros, xícaras e pratos, coloridos deixam o ambiente alegre e por estarem bem combinados não vão contra a intenção de organizar.

(imagem: joannahendersonphotoclock)
Pequenas e simples soluções com criatividade rendem resultados e pouco gasto. Canecas gigantes organizam os talheres grandes e de uso continuo no fogão. As xícaras em ganchos também funcionam dentro de armários, ganham espaço e diminuem o risco de quebra por não estarem empilhadas como de costume.


Se o apê é alugado ou você gosta do estilo despojado, pequenas prateleiras ordenam os inúmeros temperos do Cheff. Por ordem de tamanho e reunidos por cores e tipos ficam visualmente interessantes. É agradável de se ver e aposto, super prático para usar e manter arrumado. Esse é um exemplo simples do organizado bem resolvido, criativo e barato.

(imagem: apartment therapy)

(imagem: real simples)

(imagem: real simples)

(imagem: revista casa e jardim)
As vilãs da organização... as tampas!!! O que fazer com elas se sem não dá para ficar? A solução da cordinha na porta do armário é coisa de casa de vó, né?! Mas, funciona! Na imagem a criatividade entra em cena novamente, no lugar dos fios barras metálicas. Uma barra de porta toalha pode ser adaptada a idéia. O escorredor de pratos também organiza e facilita o acesso as tampas temperamentais. Se você tem gavetão, pode aproveitar a profundidade e colocá-los em forma de arquivo também.  Existe o porta tampa, pouco conhecido, mas que funciona para elas e até para as frigideiras rasas.

(imagem: chegadebagunca)

(imagem: reanataaguilar)
Na despensa potes transparentes de boca larga e hermeticamente fechados permitem fácil identificação, acesso prático com o dosador e proteção contra humidade. Se você usa pouco, etiquetas com data de validade é uma segurança a sua saúde e também ajudam a identificar produtos parecidos como farinha de trigo e maizena, por exemplo. Novamente os gavetões no papel de mocinhos da estória!







Costumo dizer que não há motivo no mundo que justifique não investir na cozinha ideal. Minha teoria é que: quem ama cozinhar merece a cozinha perfeita e quem não gosta, terá momentos mais agradáveis, mesmo fazendo o que não curte...a cozinha ajuda!!
Considerando essa linha de pensamento, os eletrodomésticos são os maiores aliados e eles também precisam ser bem armazenados. Nas imagens, soluções de planejamento levados ao extremo. Cada batedeira, liquidificador, torradeira moram em seu próprio cantinho. Até eu, avessa a culinária, posso dar uma rápida passadinha só pra curtir!

(imagem: kazachique)

(imagem: saladala)

(imagem: saladala)
Para os ambientes despojados que não possuem armários planejados ou para quem mora em apê alugado, prateleiras com louças expostas ficam charmosas mas, precisam estar sempre muito organizadas! Ordenar por cor, tamanho, uso, material... Aqui, o papel de parede de fundo deu personalidade e só funcionou por estar em harmonia com a louça.
(imagem: santosesantos informazione)
Escolhi finalizar o tema cozinha com o assunto organizar. Algumas dicas para ajudar você a manter sua "menina dos olhos" - a cozinha,  sempre de bem com o dia a dia. Pequenas dicas, que podem ser complementadas em postagens futuras. A partir de agora o assunto é lavanderia. Claro que se eu descobrir novidades e boas idéais, retorno ao tema cozinha. Com certeza, o assunto lavanderia será menos longo, porém não menos importante!

E vamos para o próximo cômodo da nossa "Casa"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo seu recado! Você já é de casa... Volte sempre!!!